Histórico


Implantação

- Por iniciativa da Srª Anamaria Cruz de Souza Coelho (genitora do Exmº. Prefeito Guilherme Cruz de Souza Coelho), foi implantado em Petrolina a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionas – APAE, para atender as pessoas com deficiência intelectual, que contou com o apoio de mais de 09 (nove) pessoas, constituindo assim o grupo de sócios fundadores.

- A reunião de fundação aconteceu no dia 28 de abril de 1990, às 17 horas no salão azul da Biblioteca Municipal contando com a presença de pessoas voluntárias (diversos segmentos da sociedade, presidentes de associação de bairros e mães de pessoas com deficiência). Sendo a clientela definida para a APAE / Petrolina o deficiente intelectual.

Legalização

- No dia 20 de março de 1991, às 20 horas e 30 minutos na Biblioteca Municipal aconteceu a reunião de Eleição e Posse da 1º Diretoria da APAE, com mandato bienal.

- Publicação no Diário Oficial do Estado de Pernambuco no dia 06 de abril de 1991.

- Em seguida Registro do Estatuto no Cartório de Ofício sob 904 as folhas 02 do livro “A” – 04 de pessoas jurídicas deste Município.

OBS: A APAE por ocasião da implantação, fundamentou-se em dados apresentados pela Secretaria de Promoção Social do Município e do DERE, através do Setor de Ensino Especial, que identificaram 594 pessoas com deficiência sem assistência especializada, entre as quais a mental foi a que apresentou maior número e as demais deficiências (física, auditiva, visual e múltipla).